Primeiro retrato feito a Manuel Augusto Martins Gomes pela Maluda em 1961 em Lourenço Marques

2

Primeiro retrato feito a Manuel Augusto Martins Gomes pela Maluda em 1961 em Lourenço Marques. Poderão ver o segundo retrato na secção deste blog Percurso de Manuel A. Martins Gomes.

Julgo que se devem ter tornado amigos desde os primeiros anos do meu pai em Lourenço Marques, visto que tanto a Maluda como o João Ayres aparecem nos negativos mais antigos de Lourenço Marques. 

Existem algumas pessoas que não gostam mesmo nada deste primeiro e adoram o último. O último, de facto, é perfeito e retrata na perfeição o meu pai na data em que foi retratado. Neste, o meu pai, como dizem, está muito verde, carregado, envelhecido para a data em que foi retratado.

O que as pessoas que não gostam neste retrato não vêem, vejo eu. Eu nasci tarde, tinha o meu pai 54 anos. Envelheceu exatamente assim. O cabelo mais claro, ralo, mas assim. Sempre com cravate, sempre elegante e com um toque propositadamente négligée - é importante esta enfatização - E os traços? Perfeitos. Retratam toda a sua essência. Sobreviveu em muitos momentos complicados, construiu-se e foi obrigado com a sua resiliência a reconstruir-se inúmeras vezes. Viveu intensamente. Foi aventureiro. Foi bon vivant, sempre um gentelman mas gostava dos seus momentos. Gostava do silêncio, de observar, de aprender, de conviver. E tinha do melhor humor britânico que conheci. Tão nonsense (riso). Viveu! E a Maluda, magicamente, como se conseguisse ver através dos seus olhos, quase como se previsse o futuro, registou as marcas que iriam começar a ficar mais aprofundadas muitos anos mais tarde.

Podem dizer que tive pouco tempo para o conhecer (33 anos) mas nós entendíamo-nos e conversávamos muitas vezes sem necessidade de falar. E ainda hoje aprendo com ele.

Este retrato está na minha casa e todos os dias em que olho para ele vejo uma expressão diferente, seja de gozo, seja de proteção, seja de "fizeste bem", seja de força, seja de preocupação ou apreensão. Não está no meu quarto, obviamente (riso). Está estrategicamente colocado num local onde me sento diariamente e que não se impõe aos residentes e convivas desta casa. 

Sinto realmente que este retrato foi feito para ficar comigo.

Primeiro retrado feito a Manuel A. Martins Gomes pela Maluda em 1961. Consultar direitos de autor em https://manuelamartinsgomes.blogspot.com/

MMG_MOV_001 fotografia do Arquivo de Manuel Augusto Martins Gomes. Não usar fotografia sem referência ao seu proprietário Manuel Augusto Martins Gomes, sem link para este site https://manuelamartinsgomes.blogspot.com/ 

#anos60 #1961#mozambique #mocambique #lourençomarques #lourencomarques #maluda #maludaretratos #arte #pintura #retrato #manuelmartinsgomesmemorias #manuelamartinsgomesmemorias

Enviar um comentário

2Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
  1. Que linda homenagem ao Pai e à Maluda! Adorei a descrição e tudo o que vês neste quadro, que muito representa para ti.
    Obrigada, beijinho muito grande ❤️

    ResponderEliminar
Enviar um comentário