Sobre este Blog

Esta é a segunda versão deste texto. Fico feliz por a escrever.
Significa que esta minha jornada manteve a sua alma, ganhou consistência e continua a crescer.

Este blog é um repositório de algumas das fotografias do arquivo fotográfico de Manuel Augusto Martins Gomes, meu pai, que nasceu em Murça/Portugal a 4 de Junho de 1920 e faleceu em Lisboa/Portugal a 11 de Maio de 2008.

Iniciei este, chamemos-lhe por agora de "projeto", no primeiro semestre deste ano de 2021, quando comecei a acusar fortes sinais dos impactos do isolamento por conta desta pandemia de Covid que, parece não ter fim.
Mas não, não é um projecto, nem o pretende ser. Olhando para os meses que já passaram, até parece ter cara disso. Mas, não foi planeado, está constantemente a evoluir e não pretendo que tenha fim.

Este blog, e respectivas páginas satélite no Facebook e no Instagram, é apenas o resultado final, visível, que tomo a decisão de partilhar, depois de me envolver com alguma imagem do arquivo fotográfico do meu pai. Antes disso digitalizei os negativos e arquivei-os fisicamente em pastas de arquivo próprio, por forma a poder encontrá-los com facilidade e sobretudo a preservá-los.

Pretendo com este blog partilhar o resultado maravilhoso de um dos hobbies do meu pai, a fotografia. Não partilho tudo porque são mesmo muitos negativos, muitos lugares, muitas pessoas. Viajou muito, conviveu muito, trabalhou muito.

Partilho as fotografias que me fizeram parar e viajar mentalmente para algum tempo e algum lugar.
Partilho as fotografias que acredito terem interesse para alguém recordar.

Como sua filha que nasceu já tarde na sua vida, tinha ele 54 anos, algum tempo depois destas fotos terem sido tiradas, e sem já qualquer hipótese para identificar alguns lugares e inclusive pessoas, recorro às memórias e mensagens que, de alguma forma, o meu pai me transmitiu em vida nas nossas longas conversas e silêncios partilhados.

Enquanto digitalizo e retoco algumas imperfeições geradas pelo tempo nos negativos, pó, riscos, ou desgaste, viajo momentaneamente para lugares onde nunca estive, estou com pessoas que nunca conheci ou que conheci décadas mais tarde. De certa forma, vou conhecendo um pouco mais desta vida cheia, plena, do homem mais extraordinário que conheci. Esta viagem faz-me olhar de forma diferente para as linhas do tempo e valorizá-lo. As coisas boas de um outro tempo, em que havia tempo para tudo porque tudo tinha o seu tempo. Tempo em que se privilegiava a convivência com amigos e a busca de mais e mais conhecimento.

Para legendar, enquadrar as fotografias que aqui partilho, recorro primeiro, e caso existente, à identificação do envelope onde o negativo se encontrava, depois a amigos e familiares que ainda se recordam de algo, ao Google Lents para identificar locais e a pessoas que amigavelmente seguem este blog e respectivas páginas satélite no Facebook e no Instagram, que vão complementando e corrigindo algum conteúdo.

Agradeço ao The Delagoa Bay World e Houses of Maputo que, para além de terem um arquivo histórico maravilhoso sobre Lourenço Marques, me têm ajudado a dar mais vida a algumas fotos do meu pai, através dos seus blogs. Inclusive poderão ler uma maravilhosa sinopse sobre a vida de Manuel A. Martins Gomes no Delagoa Bay World.

Agradeço aos tios de coração e amigos que reencontrei nesta jornada. Tantos! Tão bom [sorrio]. Têm ajudado em muito na identificação de pessoas que ficariam esquecidas, em algum dia, por não deixarem descendência. Assim seria daqui a 30 anos com o meu pai se não me tivesse tido.

Tenho um enorme respeito pelo valor que um ser humano tem, na sua passagem pela vida, e na forma como transforma a vida dos seres com que se cruza. Ainda hoje me incomoda a lembrança de ver um álbum de fotografias de família lindo à venda num antiquário.

Agradeço também a bênção de conhecer novos amigos. Sim! Posso dizer isso. Não apenas pessoas que partilham gostos similares e breves e agradáveis momentos, mas pessoas boas, inesquecíveis que tornam esta viagem numa viagem também minha e de todos que a acompanham, e não somente uma viagem á vida fotografada pelo meu pai. Esta jornada de 3/4 de ano, já leva com alguns maravilhosos momentos memoráveis! @Frederico Paiva nesta categoria estás no topo ⭐

Agradeço igualmente ás pessoas que me seguem nas páginas satélite deste blog, que me mostram que vale a pena dedicar um pouco mais de tempo para publicar no Facebook e no Instagram aquilo que acabei de publicar no blog.

Espero que continuem a gostar desta viagem tanto como eu 🥰.
Ir para a página inicial

Obrigada,

Zé B. Martins Gomes

Enviar um comentário

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Enviar um comentário (0)