Maluda em Évora no ano de 1978
Esta publicação tem muito para contar.
A primeira fotografia desta publicação é de uma obra da Maluda sob o tema “Évora” (ver fonte e direitos em anotação (1)) e não pertence ao arquivo fotográfico de Manuel A. Martins Gomes apenas as seguintes. A última informação que tivemos sobre a localização do mesmo, foi transmitida pela Maluda ao meu pai, e supostamente seria propriedade de um alemão.
Poderão achar estranho colocá-la aqui, mas entenderão o porquê após enquadramento.
Se já tiveram a oportunidade de ler um pouco da história de vida do meu pai no blog, saberão que o meu pai e a Maluda eram amigos (ver secção “Amigos”) e que, através da secção “Família”, perceberão que a minha mãe era de Évora. Após 1975 muitos dos fins-de-semana eram passados na casa dos meus avós, em Évora.
Conto apenas o que me recordo e para o qual tenho registos fotográficos do meu pai.
Recordo-me de estarmos com a Maluda em Évora e de a acompanhar junto com o meu pai em passeios enquanto fazia esboços.
A escadaria representada nesta obra, é a escadaria exterior para o solário e segunda entrada para o segundo piso, para o maior quarto, da casa dos meus avós maternos (ver georreferenciação do local exato da escadaria aqui). Foi pintada da janela do quarto mais pequeno do segundo piso.
As próximas fotografias desta publicação são do arquivo do meu pai, tiradas pelo próprio, do mesmo local.
Na primeira fotografia (MMG_N_EP_020) vemos parte da minha família materna (Bacharel) e pessoal lá da casa. Eu estou ao colo do meu primo mais velho no topo da escadaria e a minha mãe é a primeira jovem encostada ao apoio de escada nos primeiros degraus da escadaria.
Na segunda fotografia (MMG_N_ES_004) vemos a escadaria vazia.
Ver direitos de autor no final desta publicação (2)
Estas fotografias são igualmente do arquivo do meu pai, Manuel A. Martins Gomes, e muito provavelmente foram tiradas da Sé de Évora para apoio à obra, e em ambas vemos a escadaria. MMG_N_ES_008 e MMG_N_ES_009.
Ver direitos de autor no final desta publicação (2)
As fotografias seguintes, igualmente do arquivo do meu pai, foram tiradas em passeio e enquanto a Maluda fazia esboços.
Nas duas primeiras fotografias (MMG_N_ET_009 e MMG_N_ET_004), tiradas na Rua da Misericórdia em Évora, vemos a Maluda a trabalhar e eu sentada ao seu lado. Na terceira foto (MMG_N_ET_001) provavelmente a Janela que a Maluda estaria a desenhar. Georreferenciação aqui. Ver direitos de autor no final desta publicação (2)
Foi em 1978 que a Maluda deu início à famosa série de 39 Janelas.
(1) Não usar esta fotografia sem menção à sua fonte: Fotografia retirada do livro “Maluda” – Editions du Manoir, Editions du Manoir, Lausanne, Suíça, de 1981 com prefácio de Vieira da Silva, texto de Simone Frigerio e poemas de Alexandre O’Neill “Persiana para Janela de Maluda (I e II)”. Exposição individual e lançamento do livro na Fundação Gulbenkian, Lisboa. Tiragem 2000 Exemplares - Pág. 101 Legenda: Évora, Maluda 1978
(2) Fotografias de Manuel A. Martins Gomes. Não usar fotografias sem referência ao seu autor e proprietário Manuel A. Martins Gomes e sem link para este site https://manuelamartinsgomes.blogspot.com/
#anos70 #portugal #évora #evora #evoraportugal #maluda #arte #manuelmartinsgomesmemorias #manuelamartinsgomesmemorias
Encantada, enternecida e que saudades! Beijinhos muito grandes ❤
ResponderEliminarObrigada :)
Eliminar