Roça Saudade - São Tomé 1951 (onde Almada Negreiros nasceu)
São estas coisas boas que vou encontrando neste baú de memórias fotográficas do meu pai. A curiosidade obriga-me a procurar "o sobre" nos motores de busca na internet, e trazem-me, aos pouco, um bocadinho mais do mundo.
MMG_FOT_AA_128 fotografia de Manuel Augusto Martins Gomes.
Não usar fotografia sem referência ao seu proprietário Manuel Augusto Martins Gomes e sem link para as páginas: https://manuelamartinsgomes.blogspot.com/ , https://www.facebook.com/ManuelMartinsGomesMemorias , https://www.instagram.com/manuelamartinsgomesmemorias/
Investiguei e descobri que foi esta casa, na freguesia da Trindade em São Tomé, que nasceu Almada Negreiros em 1893. O seu pai era António Lobo de Almada Negreiros, tenente de cavalaria, natural de Aljustrel, e administrador do concelho de São Tomé. A sua mãe, Elvira Sobral de Almada Negreiros, era uma São Tomense com fortuna paterna Natural. Faleceu quando Almada Negreiros tinha 3 anos. Foi nessa altura que o seu pai, com os seus filhos, regressou a Lisboa, sendo nomeado no ano de 1900 como encarregado do Pavilhão das Colónias na Exposição Universal de Paris. José Sobral de Almada Negreiros e o seu irmão António foram internados no Colégio Jesuíta de Campolide, em Lisboa, onde residiram até à sua extinção em 1910, consequência da implantação da República.
Para ler mais sobre o percurso de Almada Negreiros consulte a Wikipedia em https://pt.wikipedia.org/wiki/Almada_Negreiros.
Poderão contactar-me através do endereço de email: manuelamgomes20@gmail.com
#anos50 #saotome #rocasaudade #almadanegreiros #manuelmartinsgomesmemorias #manuelamartinsgomesmemorias
Georreferenciação: 0.2883352218081191, 6.6363229124363885