1 ano de "Fotografias de uma vida no Século XX"

3
1 ano do Blog Fotografias de uma vida no século XX 🥰


Hoje, 24 de Março de 2022, faz um ano que publiquei a primeira fotografia do arquivo do meu pai.

Não tinha qualquer plano, apenas um objetivo: partilhar o seu olhar do muito de mundo que conheceu no seu tempo. 

Hoje, continuo sem plano. Continuo a fazer quase tudo da mesma forma. Entro na pasta onde guardo todas as imagens que digitalizei, faço várias roletas nas páginas e páginas de miniaturas e, onde parar, é aí que começo a ver, fotografia a fotografia. Quando alguma me faz parar, seja pelas cores, pelo equilíbrio, pelos contrastes, pela cena, por algum pormenor, começo a retocá-la, nos seus sinais do tempo, nos pontinhos de pó e nos riscos. É nesse momento que normalmente me envolvo com a fotografia. Entro na fotografia, perco-me nos detalhes, pergunto-me muito, e sobretudo viajo!

De facto, uma imagem vale mesmo mais do que mil palavras, provoca um sem número de emoções e, por incrível que pareça, de todas as vezes que a vemos traz-nos novas sensações. 

É o meu sudoku. É o meu crochet!
E todo este crochet dá-me uma satisfação enorme!
Mas a maior satisfação vem de tudo o que de bom aconteceu em cada fiada. Graças ao Blog, conheci pessoas maravilhosas que me ajudaram a preencher vazios, a desenlear e a ligar fios e a criar novos nós.

Agradeço a todos os que seguem a página desta plena e vida cheia do século XX. 
Não procuro gostos, mas confesso que fico muito feliz por gostarem do que partilho. É uma partilha que começou há 80 anos! E partilhar sensações e sentir que alguém pára, as recebe e sorri, é uma sensação maravilhosa. 

Mas queria deixar um agradecimento especial a algumas pessoas que fizeram toda a diferença neste caminho, por me incentivarem, por me ajudarem sempre que aparece alguma dúvida (mesmo que básica!), por me ligarem a descendentes de fotografados, e por se entregarem a procuras surreais!
António Botelho de Melo, Adarsh Prabhu, Rogério Gens, Daniel Pronto, Diogo Camilo Alves, Rui Calçada Bastos, Odete Girão, Carlos Rodrigues, Manuel Portela, grupo de amigos do meu pai, amigos e família: Muito Obrigada pelo apoio, pelas informações e pela forma como receberam alguém que não viveu Moçambique e que andou e ainda anda aos papéis em muitos temas 😜. Aprendo muito convosco 🥰.
E, como sou pessoa de deixar o melhor para o fim.... 
Obrigada Fred (Frederico Paiva)! O momento épico do ano passado aconteceu graças a ti! És uma pessoa super especial e estás para sempre no nosso 💙
Obrigada Tia Maria João Seixas e Tia Guida Cunha 🥰 Foram e são essenciais para perceber diferentes fases do meu pai e consequentemente entender melhor muitas das fotografias deste enorme arquivo.
Obrigada prima Landa! A prima mais querida e empolgada a cada nova descoberta, desafio superado, aventura deste blog. Vibração total 🥰
Obrigada Catarina Mexia! Só nós as duas sabemos os porquês 😜🥰. 
Obrigada Mami ❤️ Por TUDO.  És maravilhosa❤️ 
Todos, todos vocês, tornam esta viagem ainda mais extraordinária. 

Obrigada pai ❤️ por nos deixares este registo que nos permite viajar através do teu olhar ❤️


Ficha técnica:
Fotografias
Manuel Augusto Martins Gomes (Arquivo fotográfico de 1940-1980) 

Música
Euphoric Waltz by Cody Martin YT code: HXD3MSFDHK5SGITU
Innocent As Doves by Cody Martin YT code: MRAIIGBCAUGGESRI 

Montagem:
Zé Gomes para: 

Enviar um comentário

3Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
  1. Grande homenagem ao Pai. Parabéns pelo excelente trabalho, que nos permitiu viajar com ele por esse mundo fora. Beijinhos muito, muito grandes ❤️🥰

    ResponderEliminar
  2. MUITO OBRIGADO E BOA CONTINUAÇÃO DO EXCELENTE TRABALHO

    ResponderEliminar
Enviar um comentário