O mapa das viagens de MAMG de 1947 a 1979

0

Estes são os locais que, até agora, sei que o meu pai visitou de 1947 a 1979. Alguns sei por me ter comentado em conversa, outros fiquei a saber pelo seu acervo fotográfico. 

Mapa de viagens de Manuel Augusto Martins Gomes

Não tenho qualquer dúvida que o seu país de coração, aquele que o acolheu e aqueceu, foi Moçambique. Português nascido em Murça e criado em Lisboa, adorava obviamente Portugal, sobretudo Lisboa, Paço d'Arcos e Arrábida tendo ganho pós 1974 um carinho especial por Évora. Mas Moçambique... e somente no tempo em que o viveu, era a sua memória mais bonita, mais plena, mais intensa, cheia de cores, cheiros e sabores.

De todas as viagens que fez, algumas em trabalho, outras em lazer, ficou maravilhado com o Rio de Janeiro dos anos 1960, com a Austrália, principalmente Perth e naturalmente Timor Leste. 

Sei que viajava frequentemente para Londres e Milão.

A sua última grande viagem foi com destino ao México, no cruzeiro Príncipe Perfeito no ano de 1973, lugar onde conheceu a minha mãe, Margarida.

Mas a derradeira viagem ao estrangeiro foi no ano de 1978/79, a Milão. Regressou mais cedo do que o previsto com dores intensas que culminaram posteriormente numa operação, na altura de alto risco, às cervicais. Recordo-me disso. Tinha eu 5 anos. Recuperou, mas não mais andou de avião.

Não sei o que o movia, o que o levava a ir a determinados países e lugares. Sei que tinha uma imensa curiosidade, vontade de aprender e uma ainda maior vontade de sentir, de viver!

Eu, sinto-me uma previlegiada por ter acesso direto a este registo que me permite viajar através do seu olhar.

Enviar um comentário

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Enviar um comentário (0)