Para quem segue esta página e sabe do trabalho que tenho vindo a fazer de recuperação de negativos do meu pai, recorda-se porventura da publicação desta fotografia, a preto e branco, no início deste ano. Com ela vinha a história da fotografia e da exposição em Lourenço Marques no ano de 1961.
Pois bem, o Diogo, neto do João Ayres, pintor e nesta foto, pediu-me no outro dia esta mesma fotografia, em melhor resolução, por conta da exposição que hoje inaugura na Galeria Zé dos Bois em Lisboa e sob o título "João Ayres pintor independente". Vai ser também exibido o Documentário em tela grande no São Jorge, somente no dia 13 de outubro.
Assim o fiz. Estive a retocar as marcas do tempo, pontinho a pontinho, et voici le résultat 🥰. Deu-me um gozo enorme.
Fico muito feliz por ver pessoas, como o Diogo, como eu, cada um do seu jeito, a recuperar a história dos nossos.
A vida é rápida e no corrupio esquecemos-nos que, os nossos, foram jovens como nós, experimentaram a vida de uma forma que jamais iremos experimentar. Jamais.
Nada se repete da mesma forma. E tudo o que não nos transmitiram, tudo o que não quisemos, e não soubemos ouvir, ficou com eles.
Eu, na ausência física do meu pai, continuo a querer ouvir e a aprender através do seu olhar, em cada fotografia a que dedico algum do meu tempo a recuperar.
Todas as vidas têm um valor imenso. Pergunto-me frequentemente qual o meu papel neste lugar, neste tempo, e tenho sempre a consciência plena que sou apenas mais um grão de areia de um deserto imenso. Mas Sou. E como eu, todos os que aqui estão também São. E todos, todos, sem exclusão, fazemos parte de uma história infinita que não sabemos contar porque nem todos quiseram, puderam ou souberam contar, e tantos mais não se permitiram a ouvir, e a sentir.
E temos tanto para aprender...
Escutem, vejam e sintam.
MMG_N_AM_014 📷 by Manuel Augusto Martins Gomes @manuelamartinsgomesmemorias
Recovered by (a)Zé Gomes @zebmgomes🔗https://beacons.ai/manuelamartinsgomesmemorias
©️ All rights reserved
If shared please add the above information
Imagens que fazem ressurgir bons momentos. Bem hajam
ResponderEliminar